FPSO (Floating Production Storage and Offloading Vessels)
FPSO é um sistema de produção flutuante que recebe fluidos (óleo cru, água e outros) de reservatórios subaquáticos através de risers, que então separa os fluidos em: óleo cru, gás natural, água e impurezas, em equipamentos de produção embarcados localizados no convés. O Óleo cru armazenado nos tanques do FPSO é descarregado em Navios Aliviadores para envio ao mercado ou para futuro refino onshore.
A maioria dos FPSOs/FSOs são baseados em cascos de navios cargueiros, convertidos, e fixados ao leito do mar por meio de uma variedade de sistemas de amarração, definidos pelas condições ambientais específicas. São adaptados para uma grande gama de profundidades, condições locais e podem ser projetados com a capacidade de permanecerem em locais fixos para operação contínua por 20 anos ou mais. [1]
O Desafio do Cliente
Como parte de sua operação, FPSOs tem de ser abastecidos regularmente por navios cargueiros. Estes, deslocam-se até a localização do FPSO e fixam-se nas proximidades para permitir movimentação de carga de forma segura.
Para proteger ambos navios, defensas são utilizadas para amortecer o contato entre o cargueiro e o FPSO. Em condições climáticas desafiadoras estas defensas podem erodir o revestimento protetivo do costado o que provocará corrosão por água salgada induzindo a perda de espessura. Este problema cria uma difícil escolha para o cliente: tirar o navio de produção ou o reparar em docas secas, ou encontrar uma maneira de reparar o casco desta embarcação no mar. Muitos proprietários de FPSO optam por realizar pequenos reparos quando o material base fica muito fino, mas quando áreas afetadas maiores são encontradas, não há uma forma viável de reparo disponível durante operação no mar diferente de troca de chapas ou pela instalação de chapas sobrepostas.
A Mellhor Solução
Para este cliente, WSI avaliou a condição do navio e definiu que realizando adaptações em um dos sistemas proprietários de solda automáticas, ele poderia ser habilitado para trabalho pelo lado de dentro do costado do FPSO, no mar, depositando camadas de solda metálica para restaurar a espessura requerida de projeto da embarcação. Por ser possível atingir altas taxas de deposição com esta tecnologia, ficou evidente a justificativa desta solução em relação à opção de envio do navio a um deck seco. O cliente estimou ter experimentado uma economia multimilionária com o uso desta solução inovadora.
Embora esta tecnologia de recuperação por solda da WSI ser costumeiramente utilizada em refinarias, plantas químicas, siderúrgicas, e em outras indústriais que usam alta pressão e em componentes que suportam alta temperatura e pressão, não é muito comum na indústria naval. Vasos de pressão são tipicamente construídos e reparados conforme código ASME para caldeiras e vasos. Vasos utilizados em ambientes marítimos geralmente usam normas da agência certificadora, que implicam em atendimento a requerimentos de reparo adequados ao ambiente oceânico.
Para este projeto, WSI teve de gerenciar um programa de desenvolvimento para testar e verificar os procedimentos de solda em acordo com o s requisitos da certificadora. Estes rigorosos requisites garantem que o reparo a ser implementado resultará em uma embarcação segura e confiável. Adicionalmente aos procedimentos de qualificação regulares, o protocolo de experimentos também incluiu testes de impactos em amostras soldadas e simulações de procedimento acima e abaixo da superfície da água com variações de temperatura do mar. Adicionalmente, a WSI realizou uma análise de distorção global e localizada para garantir que a distribuição do processo de aplicação nas zonas de solda foi realizada de forma a minimizar o estresse residual e distorções.
Até a data presente, a maior parte do escopo foi realizada com máxima segurança, qualidade e resultados produtivos. Este projeto trouxe um importante ganho financeiro para o cliente.
WSI – Resultados Confirmados. Automaticamente.
Com mais de 2.000 escopos de trabalho executados globalmente com o processo Unifuse® para componentes de pressão, a WSI é líder mundial em Incremento de Vida de Equipamentos de Pressão. Se um componente tem necessidade de reparo emergencial ou durante uma parada programada, a WSI tem uma liderança inovadora comprovada por resultados reais. A WSI possui um extensivo portfólio de trabalhos de campo de extensão de vida de ativos executados, procedimentos qualificados para atender desafios específicos. Saiba mais sobre nossos serviços engenheirados em WSI.
[1] Web Content MODEC. About and FPSO.